sexta-feira, 4 de setembro de 2009

exercício e gravidez





O Rogério Tozzi, grande profissional e amigo querido escreveu especialmente pro blog Cuca Fresca este texto super esclarecedor sobre a prática de exercícios físicos durante a gravidez. Grávidas aproveitem!
(não me lembro de onde tirei essa foto se alguém souber é só comentar,tks)

Exercício e Gravidez

Por que fazer exercícios durante a gestação?

Será que é uma fase boa para começar?

Será que tem riscos para a futura mamãe e seu bebê?

Será que o exercício ajuda na hora do parto? Mas que parto? Normal, cesárea?

Será que as mamães acabam aumentando muito seu peso e por isso querem fazer exercício?

Bom, vou falar da minha posição enquanto Profissional de Ed. Física, especialista em exercício para gestantes e pesquisador da Unifesp - Casa da Saúde da Mulher.

Primeiro temos que ter em mente que gravidez não é doença, e sim um estado temporário de adaptações, que é na sua maioria muito positivo para a gestante e para o bebê, mas é claro que existe a gravidez de risco que quando detectada, o médico deverá informar sua paciente sobre os cuidados a serem tomados.

Pensando na gravidez saudável eu diria que 9 meses, mais precisamente 38 a 42 semanas de gestação é muito tempo para uma mulher não fazer nada por ela e seu bebê. E mais, diria que 3 horas de exercícios semanais é pouco tempo para trazer riscos para a gestação, pensando que uma semana tem 168 horas, e se essa mulher trabalha 8 horas e sua função, por exemplo, é muito estressante mental e ou fisicamente, teremos 56 horas semanais de maior risco para esta gestação em seu próprio ambiente de trabalho e ou outras atividades como as atividades domésticas que muitas pesquisas têm comprovado que são atividades intensas. O que eu quero dizer é que 3 horas de exercícios semanais é um tempo de cuidados com a saúde da mamãe e de seu bebê, que também se beneficia.

Não estou falando de malhação exagerada como nas academias, e sim de uma atividade pensada e elaborada para este momento na vida da mulher, que é a forma como trabalhamos no MÉTODO GERAR, que desenvolveu aulas baseadas nas informações dos maiores centros de estudo de exercícios para gestantes (ACOG, Canadian Society for Exercise Physiology e outros autores), onde o exercício é realizado levando em consideração a vivência da gestante com o exercício, o período gestacional, o estado geral de saúde da gestante e de sua gravidez e os cuidados que devemos tomar devido as alterações que a gravidez causa no corpo da mulher, que tem características diferentes em cada fase da gestação.

A gestante que realiza exercícios bem orientados durante sua gestação tem diversos benefícios, como:

Ø Prevenção ou redução das dores da gestação, principalmente nas costas;

Ø Redução dos inchaços tão incômodos nas pernas;

Ø Maior disposição em sua rotina;

Ø Diminuição de riscos de doenças gestacionais (pré-eclâmpsia, hipertensão e diabetes gestacional).

Além é claro, do controle do ganho de peso. Diante desses benefícios, não perca tempo para tornar-se uma gestante ativa e saudável.

Até Breve.

Rogério Tozzi - CREF. nº 020627-G/SP
(11) 9723-7081
rgtozzi@gmail.com

WWW.metodogerar.com.br


2 comentários:

  1. hola! Eu realmente gostei deste blog

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  2. my wife during pregnancy had a lot of exercise, no doubt helped him much. today she enjoys a fabulous health, I recommend to all women! good blog and excellent information ...
    hyperhidrosis.

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